ALGUNS PENSADORES DA EDUCAÇÃO / O QUE PENSOU/FRASE - FONTE: EDUCAR PARA CRESCER


Jean-Jacques Rousseau
Quando viveu
De 1712 a † 1778
Onde nasceu
Genebra, Suíça

O que pensou
Para Rousseau, as instituições educativas corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade. Para a criação de um novo homem e de uma nova sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e à capacidade de julgar.

Frase
“A instrução das crianças é um ofício em que é necessário saber perder tempo, a fim de ganhá-lo”; 
“Que a criança corra, se divirta, caia cem vezes por dia, tanto melhor, aprenderá mais cedo a se levantar”
“Que se destine o jovem para a espada, para a Igreja, para advocacia, pouco importa. Antes da vocação dos pais, a natureza o chama para a vida. Viver é o ofício que eu lhe quero ensinar”.


Guy Brousseau
Quando viveu
Nascido em 1933
Onde nasceu
Taza, Marrocos

O que pensou
Brousseau elaborou reflexões no campo da Educação Matemática, visando explicar suas dimensões epistemológicas, cognitivas e sociais. Em seus estudos destacou a relação entre alunos e professores, as condições e a forma pela qual o conhecimento matemático pode ser aprendido. Sua teoria também inovou ao defender que o erro é fundamental para o aprendizado.

Frase
"O aluno não só deve comunicar uma informação como também precisa afirmar que o que diz é verdadeiro dentro de um sistema determinado"


Lev Vygotsky

Quando viveu
De 1896 a † 1934
Onde nasceu
Orsha, antiga Bielo-Rússia

O que pensou
Para Vygotsky, a aprendizagem é um processo social e, por isso, deve ser mediada. Nessa concepção, o papel da escola é orientar o trabalho educativo para estágios de desenvolvimento ainda não alcançados pelo aluno, impulsionando novos conhecimentos e novas conquistas a partir do que já sabe, constituindo uma ação colaborativa entre o educador e o aluno.


Frase
“O saber que não vem da experiência não é realmente saber”;
“O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa”



John Locke
Quando viveu
De 1632 a † 1704
Onde nasceu
Wrington, Inglaterra

O que pensou
Para John Locke, o indivíduo era uma “tabula rasa”, podendo e devendo ser condicionado e modelado pela educação. A formação do indivíduo deveria abarcar a educação do corpo, a educação moral e a educação intelectual de forma integrada.

Frase
"Os homens são bons ou maus, úteis ou inúteis, graças a sua educação";
"Um espírito são em um corpo são é uma descrição breve, porém completa, de um estado feliz neste mundo".


Emília Ferreiro
Quando viveu
Nascida em 1937
Onde nasceu
Argentina

O que pensou
Dedicou-se ao estudo da alfabetização, deslocando o foco educativo dos processos de ensino para os de aprendizagem, dos métodos preconcebidos para a construção do saber na prática pedagógica. Discípula de Piaget na investigação dos processos de aquisição e elaboração de conhecimento pela criança, seu nome está ligado ao construtivismo.

Frase
“Quem tem muito pouco, ou quase nada, merece que a escola lhe abra horizontes”; 
“É preciso sermos enfáticos: a escrita é importante na escola pelo fato de que é importante fora da escola, não o contrário”;Hannah Arendt


Hannah Arendt
Quando viveu
De 1906 a † 1975
Onde nasceu
Hannover, Alemanha

O que pensou
Para Arendt, educar é acolher as crianças em um mundo que existe antes de seu nascimento, mas que será renovado pelas novas gerações. Além disso, a educação deve contribuir para que as crianças desenvolvam sua singularidade.

Frase
“O conservadorismo, no sentido da conservação, faz parte da essência da atividade educacional, cuja tarefa é sempre abrigar e proteger alguma coisa”;
“A escola não é de modo algum o mundo, nem deve ser tomada como tal; é antes a instituição que se interpõe entre o mundo e o domínio privado do lar”

Carl Rogers
Quando viveu
De 1902 a † 1987
Onde nasceu
Oak Park, EUA

O que pensou
Considerado uma das figuras mais influentes da psicologia norte-americana, Carl Rogers também se dedicou ao campo da educação, propondo uma pedagogia experimental, centrada no aluno. Para ele, os estudantes são mais criativos, aprendem melhor e se tornam mais capazes de solucionar problemas quando os professores atuam como facilitadores do aprendizado.

Frase
“Toda a nossa cultura procura insistentemente manter os jovens afastados do contato com os problemas reais. Será possível inverter essa tendência?”; 
“A única coisa que se aprende e realmente faz diferença no comportamento da pessoa que aprende é a descoberta de si mesma”.


                                                         Paulo Freire
Quando viveu
De 1921 a † 1997
Onde nasceu
Recife (PE), Brasil

O que pensou
Desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. Freire entedia que a educação deveria se dar num processo dialógico que possibilitasse o desenvolvimento da consciência crítica para a formação da personalidade democrática.

Frase
“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação reflexão.”
”O educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educado”.


Anton Makarenko
Quando viveu
De 1888 a † 1939
Onde nasceu
Belopole, Ucrânia

O que pensou
Nos trabalhos de Makarenko se destaca o compromisso com a concretização de um projeto educacional centrado na formação coletiva para a vida coletiva. A escola baseada na vida em grupo deveria ter também como princípios o autocontrole, a disciplina e o trabalho.

Frase
“É preciso mostrar aos alunos que o trabalho e a vida deles são parte do trabalho e da vida do país”


Jean Piaget
Quando viveu
De 1896 a † 1980
Onde nasceu
Neuchâtel, Suíça

O que pensou
Desenvolveu a epistemologia genética – uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.

Frase
“Pensar é agir sobre o objeto e transformá-lo”.
“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”.


Santo Agostinho
Quando viveu
De 354 a † 430
Onde nasceu
Tagaste, atual Argélia

O que pensou
Reinterpretou a tradição antiga, grega, romana e helenística, sob a ótica do cristianismo. Considerava o saber como o caminho para a compreensão da palavra sagrada. Por isso, os estudos teriam como finalidade o acesso à Verdade expressa no texto bíblico.

Frase
“Não se deve esperar da criança inteligência nem aspirar a ela. O mais importante é a consciência, a disciplina”;
“Não se aprende pelas palavras, que repercutem exteriormente, mas pela verdade, que ensina interiormente"

Edgar Morin
Quando viveu
Nascido em 1921
Onde nasceu
Paris, França

O que pensou
Morin propõe o conceito de pensamento complexo em lugar da simplificação e da fragmentação do conhecimento. Para ele, os saberes foram submetidos a um processo reducionista que acarretou a perda das noções de multiplicidade e diversidade. A sala de aula seria o lugar ideal para começar essa reforma.

Frase
“A escola, em sua singularidade, contém em si a presença da sociedade como um todo”; 
“A ciência nunca teria sido ciência se não tivesse sido transdisciplinar”.


B. F. Skinner
Quando viveu
De 1904 a † 1990
Onde nasceu
Susquehanna, Pensilvânia, EUA

O que pensou
A educação deve ser um processo planejado, pois é um dos meios de controle do comportamento humano, destinado a estabelecer comportamentos úteis e desejáveis aos indivíduos e a seu grupo.

Frase
“A educação é o estabelecimento de comportamentos que serão vantajosos para o indivíduo e para outros em algum tempo futuro”; 
“Quando houver domínio sobre a ciência do comportamento, ela será a única alternativa para a sociedade planejada”


Herbert Spencer
Quando viveu
De 1820 a † 1903
Onde nasceu
Derby, Inglaterra

O que pensou
Para Spencer, havia uma correspondência entre o desenvolvimento biológico e o progresso social. Compreendia a ciência como o conhecimento mais relevante, mais útil, com aplicação no trabalho, na arte e na vida cotidiana. Defendia uma educação que abarcasse corpo e espírito, em conformidade com as leis da natureza e a ciência, que possibilitaria o desenvolvimento físico, intelectual e moral.

Frase
“A educação deve formar seres aptos para governar a si mesmos e não para ser governados pelos outros”


Bernardo Toro
Quando viveu
(Desconhecido)
Onde nasceu
Colômbia

O que pensou
Elaborou os “Códigos da Modernidade”, que são sete competências mínimas para a participação produtiva e a inserção social do ser humano no século 21. Para desenvolvê-los, o ensino deve ser contextualizado, o que significa tratar de assuntos que fazem sentido na vida dos alunos.

Frase
“A escola tem a obrigação de formar jovens capazes de criar, em cooperação com os demais, uma ordem social na qual todos possam viver com dignidade”

António Nóvoa
Quando viveu
Nascido em 1955
Onde nasceu
Portugal

O que pensou
Nóvoa sustenta que o desafio dos profissionais da área escolar é manterem-se atualizados sobre as novas metodologias de ensino e desenvolverem práticas pedagógicas eficientes. Para ele, nenhuma reforma educacional tem valor se a formação de docentes não for encarada como prioridade.

Frase
"O aprender se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente"

Philippe Perrenou
Quando viveu
Nascido em 1955
Onde nasceu
Bienne, Suíça

O que pensou
Criou as dez novas competências para ensinar. Entre elas: organizar e dirigir situações de aprendizagem; administrar a progressão das aprendizagens; envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho e trabalhar em equipe. Também trata dos temas: avaliação, pedagogia diferenciada e formação.

Frase
“Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar uma série de situações”


Michel Foucault
Quando viveu
De 1926 a † 1984
Onde nasceu
Poitiers, França

O que pensou
Por meio de uma análise histórica inovadora, o filósofo viu na educação moderna atitudes de vigilância e adestramento do corpo e da mente. Para Foucault, a escola é uma das "instituições de sequestro", como o hospital, o quartel e a prisão. Espaços que moldam o pensamento e conduta do homem.

Frase
“As luzes que descobriram as liberdades inventaram também as disciplinas”. 
“Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo”.


Friedrich Nietzsche
Quando viveu
De 1844 a † 1900
Onde nasceu
Röcken, Alemanha

O que pensou
Criticava o sistema escolar por ser um reforço da moral de rebanho: uniformizando o conhecimento e os próprios alunos, a instituição se curva às exigências externas do mercado e do Estado. Em lugar da massificação e do utilitarismo, propunha o aprimoramento individual e uma "Educação para a cultura".

Frase
"Nós, homens do conhecimento, não nos conhecemos; de nós mesmos somos desconhecidos"; 
“No caso do indivíduo, a tarefa da educação é a seguinte: torná-lo tão firme e seguro que, como um todo, ele já não possa ser desviado de sua rota”





















































































































































































































































0 comentários:

Postar um comentário