CRÔNICA - O QUE É

O QUE É UMA CRÔNICA ?
    A crônica, poderíamos resumir como sendo um olhar. Um olhar de um escritor, notadamente um jornalista, visto por um certo prisma, sobre um fato do cotidiano e que foi importante, naquele dia, ou naquela época, ou naquela semana, para um certo grupo de pessoas.  Podemos concluir que crônica é uma narração, segundo a ordem temporal. O termo é atribuído, por exemplo, atualmente, aos noticiários jornalísticos, comentários literários ou científicos, que preenchem periodicamente as páginas de um jornal. 
    Crônica é o único gênero literário produzido essencialmente para ser veiculado no meio impresso, seja nas páginas de uma revista, seja nas de um jornal. Quer dizer, ela é feita com uma finalidade utilitária e pré-determinada: descrever um fato, um acontecimento, agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o leem.

Características de uma crônica:
            A crônica é, primordialmente, um texto escrito para ser registrado e publicado em meio impresso, no jornal. Assim o fato de ser publicada no jornal já lhe determina vida curta, pois à crônica de hoje seguem-se muitas outras  nas próximas edições. Há semelhanças entre a crônica e o texto exclusivamente informativo. Assim como o repórter, o cronista se inspira nos acontecimentos diários, que constituem a base da crônica. Entretanto, há elementos que distinguem um texto do outro. Após cercar-se desses acontecimentos diários, o cronista dá-lhes um toque próprio, (questão de estilo) incluindo em seu texto elementos como ficção, fantasia e criticismo, comentários à parte e elementos que o texto essencialmente informativo não contém.      Com base nisso, pode-se dizer que a crônica situa-se entre o Jornalismo e a Literatura, e o cronista pode ser considerado o poeta dos acontecimentos do dia a dia. A crônica, na maioria dos casos, é um texto curto e narrado em primeira pessoa, ou seja, o próprio escritor está "dialogando" com o leitor.


0 comentários:

Postar um comentário