“GERAÇÃO VIVA” COMPLETA QUARENTA ANOS - JOÃO MANUEL SIMÕES - CURITIBA/PR

Assim se expressou o escritor, ensaísta e crítico literário João Manuel Simões -  Curitiba / PR- sobre a obra de David Gonçalves "Geração viva":

"Geração viva" um pugilo de contos com a marca da excelência. Ainda que produzidos “in ilo tempore”, na sua textualidade já se pressente, já se anuncia a voz inconfundível de um dos maiores contistas brasileiros que enriquecem a contemporaneidade.

O conto inaugural, que dá o título ao volume, é uma pequena 
obra-prima.

Estruturas peripeciais, tessituras narratológicas, forma e conteúdo, estilo e temática, tudo isso faz dos contos de David Gonçalves marcos miliários do regionalismo brasileiro. Há neles, com efeito, numa presença ubíqua, ecos, reflexos e matizes dos grandes mestres do gênero, de Simôes Lopes Neto a Lins do Rego, de Graciliano a Guimarães Rosa, e até mesmo de Dalton Trevisan, que, a rigor, é também um regionalista – não rural, mas urbano.

E seria o caso de lembrar até mesmo o quinteto de ouro da criação contística na província do regionalismo luso: Miguel Torga, Aquilino Ribeiro, Ferreira de Castro, Alves Redol e João de Araújo Correia.

Mas atenção: em David Gonçalves, como em todos os mestres arrolados, a região, numa sutil metamorfose, vira mundo, e o regional tangencia, quando não secantiza, o universal. Mais ou menos como preconiza, algures, um gênio que se chamou Dostoiévski.

JOÃO MANUEL SIMÕES -CURITIBA/PR

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, óculos

Escritor David Gonçalves

0 comentários:

Postar um comentário